Black Friday: qual estratégia [digital] adotar? | In Loco
+55 81 31270881 [email protected]
Reading Time: 3 minutes
Shares

A Black Friday chegou ao Brasil em 2011 e já se tornou uma das melhores épocas para o varejo nacional. A campanha atinge o seu ápice na última sexta-feira de novembro, mas as marcas envolvidas investem em ofertas desde meados de outubro.

É comum que um profissional de marketing questione as estratégias digitais disponíveis e o seu ROI, visto que a maior parte dos consumidores ainda compra em lojas físicas. Por vezes, investir em uma abordagem essencialmente online pode ser uma armadilha para quem deseja alavancar as vendas de um negócio.

Reunimos neste post algumas dicas para você conseguir atingir o seu objetivo ao final de uma campanha para a Black Friday:

1) Entenda o seu público

Qual o público do produto/serviço que você deseja alavancar no período? Cada faixa etária possui características únicas, como acesso a redes sociais, apps e estabelecimentos. Algo que todas as gerações têm em comum é a quantidade de energia necessária para uma visita física. Levar alguém até sua loja não é fácil.

2) Pesquise os resultados históricos de cada mídia

Existe algum case interessante de empresas similares a sua? Comparar abordagens e estratégias de uma mesma categoria comercial é uma ótima maneira de guiar suas escolhas. Campanhas para a Black Friday normalmente objetivam a conversão de leads em compradores.

Resultado da plataforma In Loco Media para a Nespresso

3) Descubra o formato que engaja melhor

Sabendo quem é o seu público, a próxima descoberta está no formato que mais engaja e gera interações. Jovens, por exemplo, costumam utilizar redes sociais e games em seus smartphones. Cada uma dessas mídias permite uma variedade imensa de formatos, como imagem, vídeo, GIF, entre outros. Escolher a mídia e não se preocupar com o formato é um dos erros mais comuns.

Formatos permitidos na plataforma In Loco Media

4) Teste sua campanha

Semanas antes de ir ao ar, teste a adesão da campanha com um número controlado de pessoas. Entenda se o conteúdo realmente engaja os usuários e se eles convertem. Esses testes costumam representar a realidade e são uma forma fácil de entender a cabeça das pessoas na outra ponta do mercado.

5) Monitore as conversões

Conversões podem ser medidas através de métricas disponíveis nas diversas plataformas. Na plataforma In Loco Media (rede de anúncios em apps), por exemplo, você tem acesso a relatórios exclusivos sobre a quantidade de smartphones que visitaram uma loja física após interagir com um anúncio. Essa assertividade é garantida pela tecnologia de localização da In Loco, a mais precisa do mercado mundial. O algoritmo utilizado para entender os padrões localizados dos smartphones é 30x mais preciso que o GPS, o que certifica uma visita a nível de poucos metros.

*   *   *

Ter uma estratégia assertiva na Black Friday é determinante para atrair a atenção de um lead. Tem interesse em saber mais sobre nossos serviços? Acesse a página de contato e converse com um especialista.

Curtiu?

Então compartilhe com seus amigos!