Geofence vs geolocalização indoor: qual é a melhor escolha?
+55 81 31270881 hi@inlocomedia.com
Reading Time: 4 minutes
Shares

Quando o assunto é geolocalização aplicada ao desenvolvimento de aplicativos, muita gente lembra de geofence.

Geofence pode ser definida como uma região geográfica virtual. Coordenadas de GPS delimitam um perímetro que deve ser monitorado e, a partir da criação da geofence, usuários podem ser notificados que entram e/ou saem dessa área demarcada.

Apesar de ser uma solução muito popular, atualmente existem tecnologias que são mais precisas e tão acessíveis quanto o geofence.

Uma delas é tecnologia de geolocalização indoor da In Loco, que funciona em locais fechados e permite um leque maior de possibilidades de uso.

Por isso, criamos esse conteúdo com o objetivo de mostrar as diferenças, prós e contras da geofence e da tecnologia da In Loco.

Apesar de ser uma solução muito popular, atualmente existem tecnologias que são mais precisas e tão acessíveis quanto o geofence.

Geofence: uma breve introdução

Como já dissemos lá em cima, a geofence é uma “cerca virtual” que delimita uma área do mundo real a ser monitorada.

Existem várias tecnologias de geofencing disponível no mercado. Geralmente, elas se baseiam em sinais de GPS, RFID, Wi-Fi e dados do próprio smartphone.

A partir da coleta desses dados, as aplicações que utilizam geofencing podem gerar ações pré-programadas quando um usuário entra ou abandona alguma das cercas virtuais.

Entre os eventos pré-programados mais usados pelos apps estão o envio de notificações push contextualizadas com a localização do usuário, o enriquecimento da inteligência de mercado a partir da aquisição de dados de localização da base de usuários e até mesmo otimizar a segurança do aplicativo.

Para selecionar uma área é fácil: basta utilizar o Google Maps ou outra forma de mapeamento, encontrar a área que você quer utilizar o geofence e selecionar a região através de um raio de monitoramento ou de um polígono. Depende da tecnologia que você utilizar.

Após selecionar a região que será monitorada, a mágica acontece: a tecnologia de geofence rastreia aquele local em background. Você saberá sempre que alguém entrar ou se está prestes a deixar aquela área.

Como funciona a tecnologia de geolocalização indoor?

Assim como o geofence, a tecnologia de geolocalização indoor funciona em background e também conta com diversas possibilidades de aplicação.

Porém, a geolocalização funciona de um jeito diferente. Ao invés de se apoiar em um único sinal, ela combina as informações de sensores inerciais, acelerômetro, bússola e Wi-Fi para validar de forma precisa se o usuário visitou a área monitorada.

Ou seja, ao invés de selecionar um raio de interesse, você utiliza o endereço real  do local que você deseja monitorar. Assim, você garante que a validação da visita seja muito mais precisa.

Quais são as principais aplicações para as tecnologias de geolocalização indoor e geofence?

Apesar de funcionarem de maneiras distintas, tanto a geolocalização, quanto a geofence se baseiam em utilizar os dados da base de usuários para otimizar a experiência do seu aplicativo.

Por isso, ambas tecnologias podem ser muito úteis para:

  • Engajar consumidores através de notificações push geo segmentadas
  • Gerar ofertas e cupons de descontos para pontos de venda específicos (isso é uma dica de ouro para quem tem um app de alguma marca do varejo)
  • Enriquecer a inteligência de mercado a partir da análise do geobehavior da base de usuários
  • Criar soluções para garantir a segurança dos usuários de aplicativos de cartões de crédito ou contas bancárias
  • Otimizar o gerenciamento de eventos através do monitoramento dos dados de localização e de notificações em tempo real sobre a movimentação do local
  • Engajar os usuários de redes sociais a partir de filtros exclusivos para uma determinada área e outras features que só são possíveis a partir do uso dos dados de localização da base de usuários

As opções são praticamente infinitas. Basta você escolher qual se aplica melhor ao seu negócio.

Quais são os prós e contras de cada tecnologia?

Talvez você ainda esteja confuso sobre qual tecnologia se aplica melhor ao seu projeto. Por isso, colocamos a geolocalização e a geofence lado a lado para ajudar na sua decisão.

Conclusão

Apesar das suas similaridades, a tecnologia de geolocalização indoor se mostra como uma solução muito mais conveniente.

Além de não absorver muita bateria, ela é capaz de monitorar visitas a locais específicos com precisão e existem soluções no mercado que oferecem essa tecnologia de forma 100% gratuita.

Você tem alguma dúvida ou experiência que gostaria de compartilhar sobre essas duas tecnologias? Então, aproveite para comentar aqui embaixo!

Curtiu?

Então compartilhe com seus amigos!