Omnichannel: como conectar o online e o offline
+55 81 31270881 hi@inlocomedia.com
Shares

A era omnichannel já está entre nós. Com a chegada do mobile, a comunicação não deve ser dividida entre online, offline e diferentes meios de comunicação. Campanhas omnichannel garantem ao consumidor uma experiência fluída e universal entre os meios on e offline, garantindo uma melhor experiência de compra.

Utilizar uma estratégia omnichannel nas campanhas para a Black Friday é sinônimo de se destacar da concorrência. Duvida? Dá uma olhada nas estatísticas abaixo:

  • Marcas que adotam a estratégia omnichannel retêm cerca de 89% dos seus consumidores;
  • 84% dos consumidores acreditam que as marcas deveriam estar se esforçando mais para integrar os seus canais on e offline;
  • 71% dos consumidores que usam smartphones para pesquisar dentro da loja dizem que esta ação se tornou uma parte muito importante da experiência de compra.

“Marcas que adotam a estratégia omnichannel retêm cerca de 89% dos seus consumidores.”

E o que significa “omnichannel”?

Omnichannel” é um tipo de aproximação onde as marcas utilizam diferentes canais (mídia mobile, tv, redes sociais, etc) para proporcionar uma experiência de compra impecável ao consumidor, independente de ele estar fechando a compra online, via telefone ou em uma loja física.

É neste cenário que o mobile aparece como uma opção promissora para a concretização de uma estratégia omnichannel, já que os smartphones estão presentes em todos os momentos vivenciados pela audiência e funcionam como um elo que liga as experiências on e off.

A estratégia omnichannel

Atualmente, a maioria das marcas investem em vários canais. Uma mesma marca tem uma página no Facebook, um perfil no Twitter, etc. Porém, é comum que o consumidor não vivencie uma experiência fluída e integrada enquanto consome conteúdo através destes diferentes canais. A principal característica de uma estratégia omnichannel é que todas as diferentes partes da campanha devem funcionar juntas, mesmo que estejam em “ambientes” separados.

omnichannel na black friday

Quando as marcas pensarem em “experiência do consumidor”, elas precisam pensar em omnichannel. Afinal, as campanhas não devem ser apenas sobre os consumidores leais. Elas têm que pensar em todos os consumidores.

Omnichannel na Black Friday

Imagine se, quando o consumidor estiver dentro de uma loja, ele receba uma notificação push do aplicativo da marca oferecendo um desconto especial válido apenas naquele dia? A integração entre os mundos on e offline é um ótimo exemplo de omnichannel.

Confira agora algumas ideias para implementar uma estratégia omnichannel para a sua campanha para a Black Friday:

  • Conte com um site responsivo

Pode parecer um aspecto básico, mas muitas marcas não contam com um site adaptável aos diferentes tipos de dispositivos utilizados pelo público. Afinal, uma das principais características do omnichannel é proporcionar uma experiência impecável para o consumidor independente do meio que ele esteja acessando.

E na Black Friday não deve ser diferente. A sua campanha terá uma landing page? Não esqueça de se certificar de que ela deve funcionar perfeitamente em diferentes tipos de dispositivos móveis.

  • Vivencie o contexto do consumidor

Para que a experiência omnichannel seja completa, é necessário que as marcas compreendam muito bem o dia-a-dia do consumidor. Entender as experiências vivenciadas pelo público permite que o conteúdo funcione como uma extensão do mundo offline, criando uma experiência imersiva para o consumidor.

Antes, durante e depois da Black Friday, interaja com o consumidor através de todos os canais possíveis, disponibilize reviews, promova testes de novos produtos e serviços oferecidos pela marca. Estas atitudes promovem um conhecimento muito mais profundo sobre a experiência do consumidor, possibilitando a implementação de melhorias que acompanhem o público de forma fluída entre diferentes canais na campanha para a BF 2016.

Compreender a realidade do seu público-alvo é muito mais fácil através da análise de big data. O dado da localização indoor, por exemplo, é um grande trunfo para o varejo físico. Com ele, você pode compreender como o consumidor se comporta dentro da loja e, a partir disso, criar estratégias para melhorar de forma efetiva a experiência dele com a marca.

  • Métricas são tudo

A localização é uma grande aliada no planejamento e execução de campanhas omnichannel para a Black Friday. Como citado no tópico acima, os dados de localização são muito úteis para compreender o consumidor e criar conteúdo contextualizado com a rotina dele.

Mas as vantagens da localização não param por aí. Utilizando-a, você pode mensurar com precisão o tempo médio que a audiência permaneceu na loja, quantas visitas físicas foram geradas através da campanha e até qual setor foi o mais visitado durante a veiculação da campanha.

Obviamente que não são todas as campanhas que precisam de uma mensuração tão refinada. Dependendo da dimensão da sua estratégia omnichannel, o registro do número de visitas físicas geradas durante a Black Friday já pode ser o suficiente para validar o sucesso da campanha.

  • Não despreze o poder da segmentação

Segmentação é tudo, não é? Apesar de omnichannel também ser sobre oferecer a melhor experiência para todos os consumidores, é importante saber onde focar. Selecione os dados que são úteis para a sua campanha e segmente a sua audiência.

Utilizando ferramentas de automação de marketing, você pode organizar todos os dados relevantes sobre a sua audiência e construir perfis que representem as diferentes personas que fazem parte do seu público.

Na Black Friday as coisas podem ficar ainda mais interessantes se você criar anúncios que se adequem à realidade de cada persona e utilizar a tecnologia para impactar cada uma delas de forma personalizada.

Utilizando esta estratégia, você potencializa os resultados da campanha porque oferece conteúdo contextualizado com a realidade das personas que compõem o seu público-alvo.

Os dados de localização também podem ajudar bastante neste cenário. Afinal, nada revela mais sobre os hábitos, desejos e necessidades da audiência do que os locais que ela mais visita, não é?

omnichannel na black friday

Se você quiser entender melhor as nossas segmentações baseadas na localização e no comportamento offline do público, clique aqui e baixe agora o nosso mídia kit.

Você tem alguma dúvida ou experiência que gostaria de compartilhar conosco? Sinta-se à vontade para compartilhar conosco comentando aqui embaixo. Este espaço também é seu!

Curtiu?

Então compartilhe com seus amigos!